terça-feira, 20 de julho de 2010

SINOPSE DE MEUS AMIGOS...POIS BEM, HOJE É O DIA DO AMIGO...

Pois é!Parabéns para nós nesta data querida! Dia do amigo!Que data mais...sei lá como definí-la....
O dia do amigo não está estampado nos calendários anuais como o Natal, Páscoa, Tiradentes e Dia das Crianças! O dia do amigo pode se passar despercebido como um dia qualquer, tipo....neste ano em plena terça-feira este dia é "comemorado", por hosmose...
Nas alturas das 11h45 da manhã fiquei sabendo que hoje é o dia do amigo! Não exitei em mandar uma mensagem de saudação para algum amigo próximo, sim, com um simples e singelo SMS felicitei um amigo, que por sua vez ficou sabendo pela minha mensagem que hoje é dia do amigo e me felicitou também! Pelos meus calculos, como este meu amigo é fofoqueiro, ele deve ter felicitado mais umas 736373878 pessoas próximas, e estas pessoas, mais algumas e assim por diante...Chego a imaginar que esta data foi criada assim ao léo, um parabenizou o outro, que parabenizou mais um, e assim este dia do amigo cresceu,cresceu,cresceu,cresceu tanto que daqui alguns anos a data de hoje estará com números vermelhos no calendário!
Porém como o assunto na redação era o dia do amigo, fui apresentado a Fernado Pessoa, um dos maiores escritores da literatura mundial e depois de ler o Poema Amigo, num fim de tarde comecei ver esta data com outros olhos...



Um dia a maioria de nós irá separar-se. 
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. 
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. 
Hoje não tenho mais tanta certeza disso. 
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. 
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nas cartas que trocaremos. 
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Até que os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro. 
Vamo-nos perder no tempo.... Um dia os nossos filhos vão ver as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto! " 
Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito. 
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. 
E, entre lágrimas abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes desde aquele dia em diante. 
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. 
E perder-nos-emos no tempo..... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida te passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário